Negociou ações, opções ou outros ativos na Bolsa …

Negociou ações, opções ou outros ativos na Bolsa …

Pague os impostos mensalmente outra coisa que deveria ter sido feita ano passado é pagar o Darf com o código 6015 sempre até o último dia útil do mês seguinte à apuração do ganho.
Se lucrou em janeiro de 20XX, tinha de ter pago imposto até o fim de fevereiro. A alíquota é de 15% sobre os ganhos em operações “comuns” (compra e venda da ação em dias diferentes) e de 20% para os ganhos com “dy-trades’ (compra e venda no mesmo dia).

A declaração do imposto de renda que você entregará até o fim de abril serve apenas para registrar que você cumpriu essa obrigação mensal e compensar pequenas diferenças no cálculo do tributo. O atraso ou não pagamento do IR sobre ganho com ações causam multa .

a) Planilha pessoal com o controle das operações . As operações precisam estar separadas conforme o tipo de ativo: ações, opções, mercado a termo ou mercado futuro. Para cada tipo, faça outra separação: operações comuns e “day-trades”.Uma coluna da sua tabela deverá trazer o custo de compra das ações. Multiplique a quantidade de papéis pelo preço pago. Some a esse número as despesas com corretagem e emolumentos (taxas) da Bolsa. Essas despesas podem ser encontradas na nota de corretagem.Outra coluna terá o valor de venda dos papéis. Multiplique o preço de venda pela quantidade de ações. Subtraia desse valor a corretagem e os emolumentos.

b) Consulte a sua planilha pessoal e veja se em algum mês do ano você realizou vendas de ações que, somadas, não ultrapassaram R$ 20 mil naquele mês. Os eventuais ganhos obtidos com essas operações são isentos de imposto. Se a mesma situação se repetiu em mais de um mês do ano, some os ganhos obtidos nesses meses e informe o resultado na ficha de “rendimentos isentos” utilizando o código 20 (Ganhos líquidos em operações no mercado à vista).

Deixe seu comentário






© Copyright 2019 Liber Consultoria Contábil - Todos os direitos reservados | Top ↑